quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As Sete Pontes de Konigsberg

Hyde

Passamos o dia todo discutindo a ciência, a política e a religião. Fingindo que conhecemos qualquer coisa para não admitir que não conhecemos nós mesmos. Cigarro após cigarro, o tempo passou até que você citou a questão Konigsberg.

Uma cidade onde haviam Sete Pontes e muitas pessoas se perguntavam se era possível visitar toda a cidade e voltar para casa passando apenas UMA vez por cada uma das pontes. Me desafiou a resolver o problema matemático e geométrico. Passei dias quebrando a cabeça. Não para resolver o desafio, todos sabemos que não existe resolução - o número de Pontes é ímpar, o número de regiões da cidade é par, é impossível resolvê-lo - O desafio de verdade estava em entender o que quis me dizer com isso.

Se eu sou você, sei de tudo o que você sabe. E sei que encontrou esse desafio por mera coincidência. Sonhou com as Sete Pontes e pesquisou sobre qualquer coisa relacionada. Achou a história e ela fez sentido para você.

De qualquer forma, vamos ter que passar duas vezes por alguma das pontes. É inevitável. A minha maior dúvida é o que levou você a me mostrar aquilo. Você sempre quer me dizer alguma coisa com esses desafios e charadas.

Mas hoje, finalmente entendi.

Na nossa vida, temos que seguir em frente. Mas para encontrar nosso lar, precisamos, muitas vezes, passar duas vezes pelo mesmo caminho, repetir os mesmos erros, viver as mesmas experiências. Então aprendi essa importante lição, mas tendo noção do raciocínio mais profundo de todo o problema matemático:

Você ainda pode explodir uma das pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário