segunda-feira, 15 de julho de 2013

A Hora Mais Fria

Uma vez você me disse que todos mudam, estamos em constante mudança, o tempo todo.

Respondi com uma das máximas da minha vida, com a qual sempre levei um dos mais importantes preceitos da minha breve existência:

"As pessoas mudam o tempo todo, mas não mudam nunca. Ambas afirmações são verdadeiras e falsas ao mesmo tempo."

O que eu perdi, pensei que jamais fosse recuperar. De Macaco a Lobo em noventa dias. Tudo o que eu menos queria na vida. Por um momento, passei a crer que havia passado por uma mudança irreversível, que nunca mais seria o mesmo.

E afinal, quem eu sou? Estou indeciso entre dois "eu"s, um que nasceu 6 anos atrás e outro que agoniza há cento e oitenta dias. Que por mais que eu tente sufocar, ainda insiste em gritar por ajuda.

Então, alguma coisa aconteceu. Algo como o riscar de um palito de fósforo dentro de uma sala escura que ilumina o cômodo por apenas alguns segundos, mas o bastante para saber onde estamos. Minha faísca foi invejar teu choro e sentir, pela primeira vez em um bom tempo, alguma coisa, qualquer coisa.

Empatia. Algo que eu pensei que tivesse perdido.

Desde então, senti um propósito. Abstrato, surreal, utópico e infantil. Mas juro que é a coisa mais simbólica e bonita que eu já senti. Juro que nunca pensei que fosse sentir algo parecido.

Foi o que me iluminou quando eu atingi o fundo do poço. Sem forças, sem chance de sair, sem qualquer perspectiva de melhora. Então tudo isso ficou evidente. A hora mais fria e escura da noite é aquela que antecede o amanhecer. Tal qual o ápice de cada tormenta que ameaça virar navios acontece logo antes da calmaria.

Não quero muito mais que isso. Divagar numa praça na Hora mais fria da noite. Isso não é nada, mas é tudo. Não muda nada, mas muda tudo. E a gente muda, sem saber direito como.

São todas essas pequenas coisas que me fazem não saber o que pensar. E essa necessidade de tentar compreender a mim mesmo torna tudo excitante de novo, como não era há um bom tempo.

Números são apenas números. Amor é apenas amor. Essa é sua vida, passando a cada minuto, a cada dia, a cada choro, a cada riso.

Aprendi com o tempo que nada dura para sempre. Nada mesmo. Você pode lamentar-se ou aprender com isso e seguir em frente. Sempre se pode ganhar mais do que o que se tem para perder.

Então chute seus sapatos para longe e dance como nunca, a Hora mais Fria da Noite está chegando ao fim. E o sol nascendo enquanto se come qualquer coisa em qualquer lugar, só me diz uma coisa: "Nunca é tarde demais para recomeçar". Se o sol "morre" e "nasce" todos os dias, isso só quer dizer que nós também podemos morrer e nascer muitas vezes na nossa vida.

Então reinvente-se. E me ajude a me reinventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário