domingo, 2 de janeiro de 2011

Justiça das ruas.

Arte VS marginalização
Ou seria
Classe alta VS A classe brasileira ?
Eis a questão...
Como se existisse a diferença entre a Arte, fora o preconceito.
O que você aprendeu em livros, fazendo 5 anos de faculdade de artes. Mas o que é a Arte? Ela realmente está nos livros? Ela realmente só passa a ser Arte quando se valhe milhões?
"Você sente o que você explica?".
.DOM.
O maior problema daqui, é que a renda é totalmente mal distribuída, o governo não dá oportunidades para quem não tem condições, existem as favelas, mas ve la se isso é condição de vida humana...crianças nas ruas, fumando crack (Nada contra o Renato; moa; radio; Fito...enfim), pedindo esmola nos faróis, pais dessas crianças as vezes obrigam elas a fazerem isso, para eles pegarem o dinheiro, as pessoas se trancam em suas casas e seus mundinhos, enquanto lá fora tá caindo tudo e o povo assiste rede globo, joral nacional e datena e acha que aquilo é a realidade, são facilmente manipulados, e os que realmente são ricos, não precisam se importar com nada...e vc paga impostos, tem que declarar tudo o que vc tem, quando na verdade, o dinheiro vai pro cu do governo, eles gavam cédulas, limpam a bunda com notas de 100 reais, enquanto merda acontece aqui...E você vê as ruas esburacadas, os prédios sendo deteriorados, as ruas sujas e isso também é culpa do povo, porque nós não somos 'animais civilizados' e nem 'politicos'.
O salário minimo daqui é muito baixo, as condições de emprego e moradia pra quem não tem estudos e nem oportunidades, é quase nulo...e as escolas do estado daqui são precárias em todos os sentidos...os professores são bons, mas eles são obrigados a fazer o que mandam na escola/governo, dai eles aprovam alunos que são ANALFABETOS, ninguém é reprovado no estado, a não ser por falta.
Quem nasce dentro de uma realidade dificil, com todo o seu meio indo pra uma direção, no caso em direção alguma, cria a realidade deles, saca?. Essa é a real e não adianta ninguem criticar. Você tava ali, do lado de cada pessoa dando algum tipo de apoio pra ela? Não né, então, não critique! Ainda mais quando estão em situação carente, a unica coisa que vc irá ganhar é rancor, raiva.
O mais deplorável é que no Brasil tem MUITA gente que não tem onde cair morta e concorda com que a classe mais alta(não estou falando no sentido da conta bancária, e sim da palavra!), a tv, fala sobre a marginalidade. "Ah, por que marginal é isso, que pixação é aquilo, maconha é tal, favela não sei o que". Mano, se você não tá no bronx, você não sabe o que é o bronx!
A raiva, e a forma em que os "marginais" se manifestam é a justiça deles. E estão totalmente certos, cada um com seu cada qual.
Tipo, eu não dizia que eles é que estão errados, porque eu concordo que quando vc vive uma realidade difícil, quando não tem muitas escolhas para a vida e nem direção alguma ou objetivos, vc acaba seguindo aquilo que está lá dentro...Mas então, eles vivem dessa forma, mas a culpa não é deles e é isso que eu tou falando, o problema está na conscientização GERAL das pessoas e de um governo decente, o que é bem difícil, mas talvez um dia aconteça...Na real não é só o lance economico em cima disso. Mas enquanto houver falta de respeito e boicote a qualquer tipo de idéia; deve haver resistencia e manifestação sim.
Ou você quer que seguimos nossa vida, abaixamos a cabeça e digamos 'Ok, você está certo.''?
Claro, manifestação é o direito que as pessoas têm de mostrar e lutar por tudo o que acreditam. Você precisa conhecer os seus direitos e lutar até a morte por eles, e filho da puta nenhum pode tirar isso de você! E não, não se deve abaixar a cabeça não, jamais
Quando tu abaixa a cabeça e segue a massa e aceita tudo o que te dizem como 'certo' e único, você se torna mais uma ovelha, ou cão adestrado.Se tornando parte daquilo que não é o que voce realmente acredita.
E torno a perguntar: Você sente o que você explica? Você sente o que você leu ou viu no jornal?


Post com participação especial da Bruna.

13 comentários:

  1. Ok Prutty, não discordo com o que disseste, mas convenhamos, existem casos e casos. Nem todo "marginal" é uma vítima de uma sociedade injusta. Na verdade, a grande maioria das vítimas da sociedade são trabalhadores honestos que andam dentro das leis.

    E essa sociedade não se muda com uma lata de spray, uma arma ou muita raiva, é preciso conscientizar as classes, fazer com que as pessoas lutem pelo interesse comum.

    O problema é que ninguém quer se comprometer...

    ResponderExcluir
  2. "E essa sociedade não se muda com uma lata de spray, uma arma ou muita raiva"
    Tirando a parte da "arma"... não é pelo fato que não se muda, que você não deve fazer.

    ResponderExcluir
  3. Então não justifique tais atitudes como um ato de subversão sendo que não mudam nada.

    Na verdade, todo movimento perde o rumo por causa de pessoas que acham que podem justificar suas atitudes culpando a política vigente.

    Antes os religiosos queimavam pessoas que não acreditavam, depois quando os comunistas subiram ao poder, fuzilavam os religiosos.

    Qual a diferença?

    ResponderExcluir
  4. Parto da premissa de que o que temos no Brasil .É a remetência de um sistema que já provou que não tem mais jeito, mas ainda sim teima em se reinventar.Talvez como vc mesma salientou por falta de protestos. Mas protestos q naum sejam nessa linha passifista em q o Estado manda seus capangas de farda para acompanhar e garantir q a mesma não fira o q ele chama de ordem.kd a ordem ?As pessoas se esqueceram como se fabrica coqueteis molotov ? Ah sim violento! Mas veja como o mesmo Estado q diz pra q não caminhemos assim naum pensará duas vezes em te coibir com a violencia por ele consentida mediante o anti desejo do mesmo para com sua vontades e não digo isso só mediante os cacetetes e bombas lacrimogênicas ainda tem o pior q são pelas vias tidas como legais .... Vc crê q o Estado Democratico existe de vdd ? TE alienaram a esse ponto ? A periferia se reflete o descaso daqueles q os acusam..Fizeram tanta questão de esquece-los.Definitivamente a midia é o reduto dos coronéis da obscuridade porca e alienante... A luta de vdd é aquela q grita por liberdade e nao quer com isso triunfar nenhuma forma de poder entre os individuos de uma sociedade q pleitea um mínimo de honestidade

    ResponderExcluir
  5. Fica ai vendo a vida passar então, ft...

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte com a revolução Brutty, mas lembre-se que os jovens rebeldes de ontem são os adultos conformados de hoje.

    ResponderExcluir
  7. A minha pergunta é a seguinte Prutz: o que VOCÊ tem feito pra mudar a sociedade vigente?
    Tem funcionado? Como pensa aplicar isso em grande escala?

    Falar até papagaio fala, ser a mudança que quer ver é que é difícil.

    ResponderExcluir
  8. Se fosse facil já teria sido feita ...; pensar em como faze-la é uma das mais gloriosas missões .Lembrando q contra nós sempre temos o tempo , o q naum podemos deixar q morra o espirito . Esse sim é quem deixa o legado necessario para sua eclosão . coisa de tres a quatro gerações no mínimo

    ResponderExcluir
  9. Fora que o determinismo social do texto simplesmente menospreza a individualidade do caráter humano.

    Se somos produtos do meio, como o MESMO meio cria produtos diferentes?

    Entre os mais pobres, os que apelam pra alguma atividade criminosa são minoria. A grande maioria vive honestamente na medida do possível.

    Ou seja, dizer que fulano é assim porque a sociedade fez é contraditório porque ele é, na verdade, uma exceção da regra.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Fora o determinismo? Mas o q vc mais faz assim com eu é determinar! Honestos? depende do angulo... Vc pode estar dentro de uma atividade legal e usa de um carater diria duvidoso para conseguir oq quer ...Alias isso é q mais se tem noticia.. Parafrasendo com vc: a idividualidade é a priori de qq coisa q produza EM SEU TEOR UM AINDA Q VULGAR ANARQUISMO..
    RESPONDENDO A SUA UNICA PERGUNTA NO MEDIANTE TEXTO COM ESTAS SIMPLORIAS PALAVRAS :O MEIO NOS DA ARMAS NECESSARIAS PARA MUDA-LO POIS SE NASCE ISSO AO SER HUMANO É PQ DE TODAS AS FORMAS A FORMA EM Q SE ENCONTRA NAUM CORRESPONDE MAIS A FORMA POSTA EM SUMA O Q TEMOS SÃO CICLOS ... ACREDITE O SER HUMANO JÁ FOI MUITO MAIS SANGUINARIO DO Q NA CONTEMPORANIDADE .... OS VALORES SAÕ MUTAVEIS POIS SE BASEIAM EM COSTUMES QUE SÓ NAUM MUDAM SE FOREM TRADIÇÃO AINDA Q SEJA IVENTADA COMO A MAIORIA DELAS SÃO...a SOCIEDADE DE DIREITO SEMPRE LHE DA OPÇÕES ? Experimente um dia nascer negro numa favela filho de uma mae sem estudo...e Nessse caso me diga quais são as probabilidades dessa pessoas ser um empresario de sucesso obter um carro do ano uma casa propria ou ainda poder desfrutar nas ferias de um passeio por algum cartão postal mundialmente conhecido logicamente digo sendo fro de seu pais ... isso é execeção ou regra? UM PAIS ONDE EXISTE UMA POPULAÇÃO CARCERARIA MAIOR EM COMPARAÇÃO A DOS UNIVERSITARIOS. QUEM É EXECEÇÃO NESSE CASO ?

    ResponderExcluir
  12. Não discordo que as condições de vida influenciam sim no futuro de cada um, mas não é o único fator que molda o caráter. Ainda existe o fator índole.

    Cresci na periferia, não tive lá a melhor infância, não tenho senso de família algum.

    Se for pra levar em conta o meio, eu deveria ser uma pessoa violenta como meu irmão é.

    Mas não sou.

    Dizer que o meio é o fator principal que forma o indivíduo é menosprezar a vontade própria, a opinião, o caráter e as peculiaridades do ser humano.

    O mesmo meio produz indivíduos diferentes.

    Até porque, se a necessidade financeira fosse o principal fator, políticos seriam totalmente honestos.

    É um argumento que cai por si só.

    ResponderExcluir