quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Thurisaz


Deixando um pouco, talvez, o ceticismo de lado e levando mais além a profundidade da mente, pra um outro caminho, a não ser os conflitos externos... Eu confesso que sou uma apaixonada pela leitura da cultura misticista. Não sou uma praticante e muito menos alguma religiosa. Mas desde pequena meu pai me dizia que o comportamento animal mudava de acordo com a lua e a movimentação dos astros. Eu nunca entendi até ele me dizer que logo que eu sai do hospital, eu chorava muito, ele me colocou em direção a lua, na chuva. E eu parei de chorar. Não pra sempre, mas né...enfim. Isso aí é pro Paulo Coelho. Mas o que eu quero dizer é que é interessantissimo o misticismo antigo, antigo meeesmo! Onde a única coisa em que o povo tinha era a sabedoria. Quando não se gananciava o material pela vida toda, e sim buscava a sabedoria interna. Indios antigos sabiam conversar com os espiritos da natureza, com o vento, e com uma lógica bem fora de série e ao mesmo tempo muito coerente, eles tinham as respostas que queriam.
Enfim... onde estou querendo chegar, é que a avaliação humana sobre a sabedoria é muito vaga e vazia. E ainda acreditam que o Deus mundial, pop, onipresente e o caralho a 4 faz alguma diferença sobre suas vidas. A mente humana foi vendida a troco de dinheiro, isso é a coisa mais óbvia que eu falo, e ao mesmo tempo a maioria desse amontoado de corpos não conseguem enxergar...
Enfim, onde estou querendo chegar², é dizer que ateísmo e ceticismo não tem nada a ver com você não poder "crer", não tem nada a ver com você ser uma pessoa vazia e sem uma sabedoria. Quando eu falo "crer", não tem nada a ver com Deus. Creio que não preciso explicar isso para os leitores deste Blog... Mas é isso, você pode ter tudo que for de material, ou nada. Isso não irá importar, pois a unica coisa que te torna alguem é a sabedoria que irás buscar ao longo do caminho, é a unica coisa que te acompanhará e te ajudará. Já que estamos sozinhos nesse mundo de relações vazias.

Aí vai o significado de um símbolo runico.
Ps: símbolos rúnicos de origem nórdica eram usados pelos povos antigos pagãos da antiga Escandinávia. Magia ou não, o aprendizado está dentro dela e cada um é responsavel por saber como se aprenderá.

Thurisaz

Com portal como símbolo, esta runa indica-nos que há trabalho para ser feito tanto dentro como fora de nós. Thurisaz representa a fronteira entre o céu e o mundano. Chegar aqui é um reconhecimento da sua aptidão de contactar os Nomes do Divino e iluminar a sua experiência de maneira que o seu significado se desvende através da sua forma.
Thurisaz é a runa da não acção. Desta maneira este portal não é para ser atravessado sem contemplação. Nesta situação você esta sendo confrontado com um claro reflexo daquilo que esta escondido dentro de si, aquilo que tem que ser exposto e analisado antes que seja tomada a acção correcta.Esta runa fortalece a sua capacidade de saber esperar. Não é altura para tomar decisões. Forças de transformação profundas estão activas neste antepenúltimo ciclo de runas.Visualize-se no topo duma montanha parado em frente do portal. Põe baixo de si e atrás está toda a sua vida. Antes de entrar no portal faça uma pausa e reveja o passado: a aprendizagem e as alegrias, as vitórias e os desgostos – tudo aquilo que o trouxe até este momento – observe tudo, abençoe tudo e liberte-se de tudo. Pois é no deixar ir do passado que você ganha o seu poder. Atravesse o portal agora.
Invertida: Há um aceleramento no seu desenvolvimento aqui indicado. Mesmo que em tempos se tenha que fazer um desenvolvimento rápido, tem razão em parar durante o caminho, para reconhecer o antigo, e para integrar o novo. Tire vantagem destas paragens.Se está a atravessar um período de dificuldades, lembre-se: que a natureza da sua passagem depende da qualidade de sua atitude, da clareza das suas intenções e da firmeza da sua força de vontade. Tenha a certeza que não esta a sofrer tendo pena de si próprio.Desenhando Thurisaz invertida exige contemplação da sua parte. Decisões impensadas nesta altura pode causar arrependimentos, se você agir por fraqueza. Pense, preveja bem os seus motivos, não cause problemas maiores dos que já tem. Impulsos têm que ser controlados e fazer as coisas de maneira correcta. Não tente ir além daquilo que ainda não começou. Sossegue. Unifique-se, recolha-se e espere. A não acção acaba por agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário