terça-feira, 26 de março de 2013

Pessoas

Vocês, todos vocês, meras caricaturas de tudo que fingem desprezar.

Vamos, corram, empurrem a sujeira pra debaixo do tapete antes que descubram! Continuem fingindo, continuem fazendo seu teatro, vão conseguir convencer de que são as vítimas. Vendam suas mentiras, eles vão acreditar, são tão tolos quanto vocês.

Existem cinco tipos de pessoas no mundo: ovelhas, ratos, macacos, lobos e leões.

Ovelhas são a massa de manobra de tudo que existe. Manipuláveis, qualquer leão (ou até mesmo os ratos) pode dominá-las e usá-las da maneira que quiser. Através do dinheiro, da religião, da política... Ovelhas movem o mundo, mas não passam de ovelhas que no final só vão ceder lã para terceiros. São superficiais demais para pensar e refletir. As ovelhas surgem como reflexo da necessidade da produção. Trabalhar muito, questionar pouco e servir sempre.

Ratos são os mais desprezíveis. Mentirosos, manipuladores e egoístas. Capazes de tudo para alcançar seus objetivos, transmitem uma doença chamada "discórdia" por onde passam. A mentira é sua principal arma, mas também sabem usar a verdade desde que ela seja conveniente e devidamente mascarada. Ratos podem estar tanto no topo quanto na base da cadeia alimentar, existem em todas as classes, em todas as camadas da sociedade. Ratos são reflexo da necessidade de trocar a verdade por uma falsa realidade mais confortável para todos. Eles se aproveitam da necessidade da "cordialidade" e "diplomacia" para fazer a boa nas lacunas dos códigos de ética.

Macacos são os pobres coitados em busca de atenção. Fazem macaquices pra ganhar banana. Muito barulho, pouca objetividade. A verdade é que todo macaco só quer se fazer notar. Macacos geralmente se apegam a ideologias e princípios, mas só o que querem é tentar ser diferentes. E geralmente, prego que se destaca leva martelada. Macacos são frutos de um processo de rejeição de padronização cultural: todos ouvem as mesmas coisas, fazem as mesmas cosias, frequentam os mesmos lugares, pensam do mesmo jeito. Macacos odeiam a normalidade, fazem de tudo para se afastar para não serem taxados de Ovelhas. O macaco não precisa necessariamente ser diferente, só precisa fazer com que acreditem que ele é.

Lobos são seres cruéis e amargurados. Já tiveram tantos sonhos destruídos que sentem prazer em tentar destruir as ambições de outros bichos. Ás vezes sozinhos, ás vezes em alcateias, lobos são sujeitos intelectualmente privilegiados, mas só são capazes de usar sua inteligência para destruir, atacar, criticar e reduzir todos os outros bichos. Cínicos e insinuantes, lobos são criação do ceticismo, nascidos a partir dos próprios fracassos pessoais, exemplificam a indiferença da sociedade diante das realizações pessoais do indivíduo.

Leões são os líderes, os seres mais fortes, os mais determinados. Leões são seres de personalidade forte, tem espírito de liderança nato. Com carisma invejável, Leões são extremamente articulados e capazes de comandar qualquer bicho. Alguns Leões são Ratos com sorte, outros são Lobos que ainda não fracassaram. Leões usam ovelhas para alcançar seus objetivos: Leões começam guerras, e as ovelhas é que matam e morrem. Leões são causadores das crises, mas são as Ovelhas que perdem os empregos. Leões criam as leis, mas as ovelhas é que são submissas a elas. Assim como as Ovelhas, os Leões também usam os macacos, e acham até mais divertido porque o Macaco realmente acha que nunca está sendo usado. Leões existem por uma necessidade da existência de um topo hierárquico social onde poucos mandam e muitos obedecem.

E aí? Em qual perfil você se encaixa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário